10 julho 2007

Encontro Macapá, Notícias

foto isa














Organizações indígenas protestam contra indefinição no financiamento da formação de professores Um grupo de 25 organizações indígenas e indigenistas reunidas em Macapá (AP) divulgou uma carta em protesto contra a falta de informações da parte do Ministério da Educação e a possível interrupção da linha de financiamento de programas de formação dos professores indígenas. Confira abaixo o documento - Notícias Socioambientais, 6/7. Leia aqui.

Professores e pesquisadores de 22 povos da Amazônia se reuniram no mês passado para trocar conhecimentos sobre as atividades de pesquisa desenvolvidas em suas aldeias. Destacaram, entre outros pontos, a importância do envolvimento de suas comunidades na produção, registro e transmissão dos saberes pesquisados e como as atividades de investigação, combinadas com o uso de novas tecnologias, têm estimulado as novas gerações a saber mais sobre sua própria cultura - Notícias Socioambientais, 3/7. Leia aqui.

Experiências indígenas de pesquisa e registro de conhecimentos tradicionais
Na semana passada, estivemos em Macapá para mais uma reunião da Rede de Cooperação Alternativa (RCABrasil) cujo tema era “Experiências Indígenas de Pesquisa e Registro de Conhecimentos Tradicionais”. Além de nós duas (Ingrid Weber e Maria Luiza Ochoa, autoras do artigo), viajaram conosco os professores Aldaíso Vinnya Yawanawá, Francisco Teka Katukina, Isaías Ibã Kaxinawá e o agente agroflorestal Josias Mana Kaxinawá. O encontro aconteceu entre os dias 18 e 23 de junho, na imponente Fortaleza de São José de Macapá, e reuniu uma média de 60 participantes, entre professores e pesquisadores indígenas, assessores das organizações integrantes da Rede e representantes de instituições parceiras. Papo de índio, 1/7. Leia aqui.

foto isa